Finalmente eu descobri a atividade física que no momento eu penso que poderia fazer pro resto da vida: o Pilates. Pra começar, a avaliação fisioterápica foi a mais completa de todas pelas quais eu já passei. A fisioterapeuta analizou desde a posição da minha cabeça até a ponta do pé, literalmente. E descobri que eu tô muito pior que eu imaginava. Posturalmente, eu digo. Descobri que eu piso horrorosamente pra fora não por ter me habituado a andar assim, mas porque senão não consigo mínima estabilidade pra ficar em pé e andar. Isso pq além de ter um pé super cavo (pelo menos isso já sabia), tenho instabilidade ligamentar nos dois tornozelos, incluindo uma possível rotura de ligamentos à esquerda, olha isso... Um tal teste da gaveta positivo bilateral. Bom, ainda estamos no pé. Além disso, minha tíbia é levemente vara, tenho fraqueza na musculatura glútea, desnivelamento de quadril, possivelmente devido à um encurtamento de membro inferior direito, escoliose torácica, fraqueza de serrátil, escápula alada, protusão de ombros, elevação de trapézio à esquerda, protusão de cabeça... além da fraqueza geral especialmente em braços, resultado do sedentarismo. Praticamente uma mostrinha ambulante. E o resultado disso tudo aí só podia ser um: dor. Que eu sinto diariamente, as vezes acordando e indo dormir com ela, as vezes em intensidade suportável sem medicação, as vezes não. E com tantos defeitinhos, é de se esperar que não seja recente. Desde uns 10 anos de idade eu lembro de sentir dor nas costas. Que foi gradativamente piorando com a idade, como tudo na vida. E como não sou masoquista, obviamente já procurei mil e uma maneiras de me ver livre dessas dolores, começando por atividades físicas.
Já fiz ginástica olímpica, judô, dança, natação, hidroginastica, musculação, step e corrida. Que me lembre só essas... E não me adaptei à algumas, outras parei por falta de tempo e nunca mais voltei... A ginástica não passei da segunda aula. Como uma pessoa pé no chão como eu iría conseguir fazer tantas voltas, piruetas e malabarismos? Na verdade, nunca tive força nos braços suficiente para carregar meu próprio peso de cabeça pra baixo. A culpa é da estrela, que eu nunca consegui fazer, nem dentro dágua! Falar em água, tanto a natação quanto à hidroginástica são esportes os quais eu gosto bastante, mas o amor à maciez dos meus cabelos me fez deixar as piscinas. Além disso, o tal nado borboleta me deixava com muuuito mais dores... Musculação sempre achei um saco e uma chatísse, mas deu uma melhoradinha na minha fraqueza geral. Mas tudo que é chato, cansa.
Além das físicas, passei também pelas atividades "alternativas".Cheguei a fazer acupuntura e por incrível que pareça, na época eu me senti melhor. Atribuí a melhora à efeito placebo, mas hoje é comprovado que aqueles choquinhos que eu sentia realmente estavam dessensibilizando a região. Fiz também Reiki, que foi a melhor coisa de todas pra quem precisa relaxar... até dormi... e olha que quem aplicou nem encostou em mim, só na base da energia! E mesmo não acreditando em nada disso na época, comprovei que deu certo...
Agora vamos à parte 2 da avaliação física: condicionamento. Não preciso nem dizer que é péssimo, né? Mas vejam, dos meus míseros 45 kilos que numericamente parecem ser um pouquinho só, né? A avaliadora até falou que eu devo ser a única da academia com peso na casa dos 40... Dá pra imaginar uma pessoa super sarada com tipo uns dez kilos à mais... apesar disso, quase um terço desse peso é gordura, repito, um terço, distribuída por peitos, bundas e banhas localizadas e espalhadas... Claro que essas avaliações são meio utópicas. Imagina eu com 37 kilos, por exemplo, que seria o ideal do percentual de gordura deles... uma marasmática da Biafra, praticamente. Mas, acabou que entrei no programa de condicionamento físico tb, com mil programas pra queimar as gorduras nas esteiras. As aulas são uma delícia, nem se percebe que é ginástica. Juro que já vi diferença na minha postura... e já que é pra ficar gostosa, vamo ficar gostosa direito! Enfim, tô bem empolgada. Daqui a um tempinho eu volto a comentar sobre resultados e se realmente o pilates conseguiu me prender ou não.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Q bom q vc ta gostando do pilates
eu ando querendo voltar a fazer alguma atividade física tb.. nao da pra deixar como ta. pena q o tempo é pouco e me falta animo tb... quem sabe vc nao vira exemplo?
tô gostando e muito...
to sentindo músculos que eu nem sabia que existiam... tipo o serratil! tenho feito exercicios pra ele e tenho sentido aquela dorzinha de musculacao nele... chega a ser engracado.
eu recomendo totalmente...
Postar um comentário