sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Da impressão dos outros, da minha e...

Hoje no meio de uma conversa inusitada com uma grande amiga sobre um cara nem um pouco coerente, ela comentou uma frase segundo ela saída de um dos livros do Harry Potter. Ela não lembrava a frase ao certo e realmente nao me darei ao trabalho de procurar em cada um dos 7 livros, mas vai ai o conteúdo nas minhas palavras: o que define você para os outros é o que você faz e não o que você é realmente.

A frase talvez pareça boba, mas se penarmos bem, pra quem olha de fora, não interessa o que você pensou quando fez alguma coisa. Vale o que elas te viram fazer, vale aquilo por que elas passaram com voce e não o que você acha que é ou o que você acha que pensa e sente.

Já pensou que olhando dessa forma fica ainda mais dificil definir o que se é? Eu nunca entendi bem toda aquela historia de id, ego e sei la mais o que ( ainda que sempre tenha achado muitíssimo interessante). Se não me engano algum era o que você pensa que é, outro, como as pessoas te vêem e um terceiro, o que você é realmente. Os dois primeiros foram: são duas impressoes, de pontos de vista diferentes, um seu próprio e outro dos outros (e olha que já é estranho enquadrar os "outros" todos numa categoria só; sabemos bem que as opiniões podem ser as mais diversas possíveis).
Mas e o "o que você realmente é", vem de onde??? Qual é o ponto de vista de onde sai o 'o que voce realmente é'?

Acho que continuo na minha eterna falta de definição do que eu sou. Agora com uma dificuldade filosófica somada à anterior apenas psicológica.....

Um comentário:

Flor de Liz disse...

Crises de identidade... Quem é que não tem as suas?
Eu deixei de pensar nisso a partir do momento em que comecei a perceber que pensava demais nisso.
Saudades!!!